Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

TV Brasil exibe programa sobre o Projeto Dom Helder Camara

Detalhes

 

O Programa Mobilização, que vai ao ar todos os sábados pela TV Brasil, exibiu reportagem especial sobre a comunidade Sombras Grandes e Milagres. O apresentador Luiz Carlos Vasconcelos, já na abertura da reportagem, diferencia Sombras Grandes e Milagres do padrão das comunidades do semiárido nordestino, que vivem da exploração predatória dos recursos ambientais da região. “Os agricultores em Sombras Grandes e Milagres se uniram para conquistar condições mais dignas de vida e hoje experimentam uma outra realidade”, comenta. O apresentador refere-se ao sistema produtivo sustentável desenvolvido pelos agricultores familiares e às ações da gestão ambiental desenvolvidos a partir da parceria estabelecida entre eles e o Projeto Dom Helder Camara.

 

Inicialmente, a única atividade da região era a produção do carvão. Hoje, a qualidade de vida é outra em Sombras Grandes e Milagres. “Implantamos poços e sistemas de irrigação, além da produção, consumo e comercialização pelas famílias de hortaliças”, exemplifica Rosa e Gurgel, supervisora da Unidade Local do Projeto Dom Helder Camara.

 

Durante o programa, que teve uma edição inteira dedicada apenas à comunidade Sombras Grandes e Milagres, são entrevistados os agricultores e agricultoras Maria da Silva, Antonia Pereira. Antonia Teodora, Naelson Medeiros, Antonio Francisco, Joana Darc Martins e a supervisora do PDHC Rosane Gurgel. Na sequência, debate entre o apresentador Luiz Carlos Vasconcelos, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário – Jaime Martins e o assistente técnico do GTZ, Luiz Carlos Rebelloto.

 


A comunidade Sombras Grandes e Milagres fica no município de Caraúbas, no Rio Grande do Norte.

 


 

 

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara