Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Globo Universidade descobre o Projeto Cidadania no Mundo das Letras

Detalhes

O Projeto Cidadania no Mundo das Letras é uma parceria que envolve o Projeto Dom Helder Camara, a Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato, a Prefeitura de São Raimundo e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI). As ações acontecem na Comunidade Quilombola Lagoa das Emas e no Assentamento Novo Zabelê.

 

Toda semana, mais de 300 jovens e crianças, acompanhados de 30 educadores e educadoras participam de atividades de leitura e contação de histórias, recuperando as lendas, os contos e todo acúmulo cultural das comunidades. É uma ação de educação contextualizada que envolve debate sobre meio ambiente, agricultura, relações familiares, saúde e cidadania. Todas as ações são recheadas de música, teatro, dança, desenhos, pintura e muita discussão.

 

O Projeto Dom Helder Camara financia as capacitações, o material didático utilizado em sala de aula e a compra de baús com cerca de 90 livros com temáticas diversas. Os recursos do PDHC também remuneram uma equipe de 3 educadores que atuam no projeto. A Cáritas coordena as ações e articula as parcerias. A Prefeitura de São Raimundo Nonato cede os professores, as salas de aula e alguns materiais, e também adaptou o calendário escolar para favorecer as atividades. A UESPI cede alguns de seus espaços para atividades de leitura e capacitações, e além disso incentiva seus alunos de Pedagogia que participam como voluntários em ações do projeto.

 

Recentemente o projeto foi descoberto pela equipe do programa Globo Cidadania, da Fundação Roberto Marinho, e uma equipe de reportagem do programa esteve no dia 15 de abril de 2009 em São Raimundo Nonato gravando matéria sobre as ações na Comunidade Quilombola de Lagoa das Emas, onde cerca de 100 crianças e jovens estavam reunidos em um “dia de cidadania”, como eles gritam logo no início da atividade. A equipe de reportagem registrou as atividades de leitura e contação de história, e gravou entrevista com o educador Marcos Pereira, que contou sobre sua experiência no projeto.

 

A matéria ainda não tem data para ser exibida. O programa Globo Universidade vai ao ar todos os sábados, as 07:15 horas, pela Rede Globo de Televisão. Quando a meteria for mostrada, o Brasil conhecerá mais uma ação bem sucedida que se desenvolve no âmibito do Projeto Dom Helder Camara, no Território do Sertão de São João do Piauí.

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara