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Escola faz protótipo de um biodigestor

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Para um grupo de alunos de uma escola pública do Sertão de Pernambuco, o biodigestor virou uma aula prática de geografia, química e biologia. É que os jovens, estimulados pela professora Maria José dos Santos, construíram um protótipo para a feira de ciências de 2010.

“Além de eliminar o uso de lenha e gás de cozinha, a tecnologia contribui com a limpeza do curral”, avalia Felipe Alcântara, 15 anos, aluno do 2º ano do ensino médio da Escola de Referência Monsenhor Antônio de Pádua Santos, em Afogados da Ingazeira.

A experiência, na avaliação da diretora da escola, Nadja Patrícia da Silva, é um estímulo para os estudantes investirem nos recursos naturais da própria região. “O esterco é abundante no Sertão, pois em toda parte tem gado. Mas é ainda subaproveitado. No máximo os agricultores usam como adubo. Produzir biogás a partir do estrume mostra que a sobrevivência é cada vez mais viável no Semiárido.”

O protótipo do biodigestor foi desenvolvido para a disciplina de geografia, a cargo de Maria José. “Usamos uma abordagem interdisciplinar, envolvendo química e biologia, com foco na problemática ambiental”, relata a docente. Além do protótipo, os alunos produziram um panfleto.

Antes do trabalho prático, Maria José avaliou o nível de conhecimento dos alunos sobre o tema. “A partir das discussões, percebi que 85% dos educandos não sabiam ou tinham dúvidas sobre o conceito de sustentabilidade e 70% não conseguiam identificar as fontes de energias alternativas.”

A construção do protótipo, que funcionou por meses com esterco adquirido no matadouro público do município, serviu para o que Maria José chama de “alfabetização ecológica”. “Eles puderam verificar que o biogás é uma fonte de energia renovável, que gera menos impacto no meio ambiente do que os combustíveis fósseis.”

O processo de decomposição empregado na tecnologia, em que bactérias anaeróbicas decompõem a matéria orgânica, gerando gases, ajudou ainda nas aulas de química e de biologia.

 

   

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