Acesso à informação

Serviços  

   

Artigos e Publicações  

   

Artigos

Grupo de mulheres é destaque na TV

Detalhes

TV NBRTV NBRNo Programa Rural Contemporâneo exibido no dia 12 de setembro, a TV NBR apresentou uma reportagem sobre a atuação e força da mulher na produção agrícola no Sertão do Araripe, em Pernambuco. A equipe de jornalistas visitou a unidade de beneficiamento de frutas da associação de agricultores do município de Ipubi, a qual agrega valor à produção e aumenta a renda das famílias: uma conquista das mulheres, em 2008, com apoio do Projeto Dom Helder Camara / SDT / MDA e sua parceira de assistência técnica, a ONG Chapada.

 

Antes da unidade de beneficiamento, a produção excedente de frutas da região era pouco aproveitada. Atualmente, as agricultoras aproveitam as frutas típicas da caatinga para produção de polpas, doces, geléias e sorvetes; fazendo também beneficiamento de castanha de caju e de mandioca. Para diversificar ainda mais a produção, elas começaram, recentemente, a beneficiar o leite.

 

Os produtos para o beneficiamento, frutas e vegetais orgânicos, são fornecidos por agricultores da própria comunidade e comunidades adjacentes. Os produtos beneficiados são vendidos diretamente para os consumidores e comércio da região e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal. Com uma grande produção de mandioca na região, as mulheres apostam também na diversificação e criação de novas receitas, fazendo sorvete, sequilho e até brigadeiro com a mandioca.

 

Assista ao Programa na íntegra clicando abaixo:

 

Agricultoras e artesãs investem em capacitação profissional para incrementar renda

   

Galeria de Imagens  

   
   
© Projeto Dom Helder Camara